Formas de impulsionar o empreendedorismo de base no Brasil foram trazidas durante o 5º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo de 2023 - Todos podem empreender, realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Brasília. O evento é uma iniciativa do Programa Empreender 360 da Aliança Empreendedora, com o patrocínio do Bank of America, Meta, Instituto Assaí, Fundação Arymax, Sebrae, e apoio da CAIXA.


Durante dois dias, o Fórum reuniu líderes de institutos, fundações, empresas e organizações sociais, autoridades do Governo Federal e gestores de Governos Estaduais e Municipais, e micro e pequenos empreendedores, que discutiram como alavancar o empreendedorismo de base, com especial atenção aos que se encontram em situação de vulnerabilidade.


Na manhã do primeiro dia, realizada na Caixa Cultural, quatro painéis com convidados de peso na área discutiram entraves e alternativas para garantir um ambiente seguro e estável para o empreendedorismo, inovação na assistência social, desburocratização do acesso a crédito para pequenos negócios e a transição da informalidade para a formalidade. As gravações de cada painel estarão disponíveis em breve, no canal do YouTube da Aliança Empreendedora.


VEJA AS FOTOS DO EVENTO!

Confira um pouco do que aconteceu no Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo:

Encontros estratégicos

Os dois dias do Fórum contaram com cinco encontros estratégicos, em que delegações de participantes do evento trouxeram a realidade do empreendedorismo brasileiro e como contribuir para o acesso aos direitos básicos e a capacitação. Veja quais foram as delegações:

Soluções de Microcrédito - Revitalização de Parceria para Crédito de Repasse Realizamos um encontro com o objetivo de encontrar soluções para oferta e contratação de recursos de Microcrédito por intermédio de OSCIPs, integrados com serviços e relacionamento bancário. A ideia é facilitar os caminhos do crédito e sua chegada para o microempreendedor da base da pirâmide. O anfitrião foi a Caixa Econômica Federal. Veja fotos aqui.


Programa “Aprender e Empreender” - Caminhos para o empreendedorismo na Assistência Social

Tivemos um encontro de construção de ideias e diretrizes voltado para o novo programa do Ministério do Desenvolvimento Social, o Aprender e Empreender. Pudemos conhecer como está sendo desenhado e apoiar nos pontos de melhoria. O anfitrião foi a Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria de Inclusão Socioeconômica (MDS) Veja fotos aqui.


Diálogos sobre microempreendedorismo justo e sustentável na moda e artesanato

Participamos de um encontro de construção de soluções voltado para Moda Justa Sustentável dando foco para pequenas marcas (moda e moda casa - artesanato) e oficinas de costura. Passamos pelas temáticas: 1) arranjos produtivos e formalização; 2) acesso a mercado justo; 3) empreendedorismo feminino na moda, moda casa - artesanato. O anfitrião foi a Diretoria de Artesanato e MEI da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (MDIC). Veja fotos aqui.


Diretrizes sobre o Empreendedorismo Feminino para o Plano Nacional

Tivemos em um encontro de construção de soluções voltado para um dos focos do Governo Federal, com o fim de elaborar um Plano Nacional de Empreendedorismo Feminino. Quem liderou a pauta foi o Impact Hub junto ao Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, que quer levantar soluções diante dos desafios que as mulheres que empreendem enfrentam. O anfitrião foi o Impact Hub Brasília. Veja fotos aqui.


Estratégias para a Plano de Inclusão Produtiva para a juventude - Pilar empreendedorismo

Acompanhamos um encontro de construção coletiva voltado para o plano nacional que está sendo desenvolvido com foco na inclusão produtiva e empreendedorismo para a juventude brasileira. O anfitrião foi o CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude) e a Secretaria Nacional da Juventude. Veja fotos aqui.

Receba mais notícias

Receba novos e-mails e continue acompanhando os debates e articulações que vem construindo uma transformação do empreendedorismo no Brasil


Câmara dos Deputados

Como encerramento, aconteceu, ainda, o Encontro do Empreendedorismo de Base e pelo Empreendedor Informal, realizado no Plenário II da Câmara dos Deputados. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora, para discutir a realidade da empreendedora brasileira e como contribuir para o acesso aos direitos básicos e a capacitação.


© 2023 Todos os Direitos Reservados.