O Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo é um evento gratuito, promovido pela Aliança Empreendedora por meio do Programa Empreender 360. Em 2024, aconteceu pela sexta vez consecutiva, a segunda em Brasília e contou com o apoio Institucional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, do G20 Social e patrocínio do Bank of America, Instituto Assaí, Caixa e Governo Federal, Fundação Arymax, Coca-Cola Brasil e Meta.


Veja algumas fotos:



VEJA TODAS AS FOTOS AQUI



Instituto Serzedello


A primeira parte do evento aconteceu na manhã do dia 11 de junho, no Instituto Serzedello. Durante o Fórum, foram discutidas formas de promover a autonomia econômica e a inclusão social dos empreendedores brasileiros. Também foram apresentados projetos construídos reunindo setor público, setor privado e organizações de base, propostas para melhoria da categoria e ainda resultados de políticas públicas que estão funcionando positivamente de norte a sul do país e outras que estão em fase de elaboração.


*Em breve disponibilizaremos nesta página os relatórios sobre cada painel.


Câmara dos Deputados

Pela tarde, em parceria com a Procuradoria Geral da Mulher, houve uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em que foram apresentadas e discutidas iniciativas com foco na autonomia econômica das mulheres. Foram compartilhadas experiências de iniciativas que tem sido feito pela inclusão socioeconômica da mulher pelo Brasil e recomendações elaboradas por organizações de base para o Congresso.


*Em breve disponibilizaremos nesta página os relatórios sobre cada painel.


Delegações do Fórum E360

O Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo também contou com a participação de uma delegação de 40 pessoas que se reuniram em seis Grupos de Trabalho (GTs): Diálogos sobre economia de impacto; Revisão da política ProJovem; Inovação e tecnologia para microempreendedores de base; Caminhos para construção da Rede Nacional de Inclusão Produtiva; Melhorias no ProCred - estratégias de disseminação, orientação e acompanhamento; Empreendedorismo negro.


Os eventos estratégicos funcionaram como oficinas de construção, em uma oportunidade valiosa dos de organizações, microempreendedores e atores do setor, trazendo reflexões, debates e inspirações, em um diálogo direto entre aqueles que estão desenhando e implementando políticas públicas no Brasil e pessoas que atuam na ponta.


*Em breve disponibilizaremos nesta página os relatórios sobre cada um dos seis encontros estratégicos realizados.

Evento 1. Diálogos sobre Economia de Impacto no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços)

Evento 3. Inovação e Tecnologia para microempreendedores de base

Evento 5. Diálogos sobre o Rotas Negras novo programa que será lançado pelo MIR

Evento 2. Revisão do Programa nacional de Inclusão de jovens (Projovem)

Evento 4. Caminhos para construção da Rede Nacional de Inclusão Produtiva

Evento 6. Desafios e estratégias de disseminação e acompanhamento da nova politica de crédito ProCred

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI



Repercussão

O Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo tem por objetivo reunir os principais atores do ecossistema de apoio ao microempreendedor brasileiro para discutir os desafios e gerar soluções que tragam impacto para os microempreendedores, principalmente aqueles na base da pirâmide. Confira a repercussão na mídia:


METRÓPOLE:

Fórum de microempreendedorismo no DF discute economia verde e inclusão


Poder 360

Distribuição de microcrédito é desigual no Brasil, diz secretário do Ministério de Desenvolvimento Social


Correio Braziliense

Justiça Climática, economia verde e inclusão pautam Fórum em Brasília


Câmara dos Deputados

Procuradoria da Mulher da Câmara quer apoiar leis que promovam empreendedorismo feminino



Negócios sociais

O criador do Microcrédito, considerado “pai” dos Negócios Sociais, e Nobel da Paz, Professor Muhammad Yunus, enviou uma mensagem exclusiva para o Fórum com um recado importante: “O emprego não é o auge do ser humano, mas a criatividade sim. Somos repletos de criatividade e o microempreendedorismo permite que cada um possa se conhecer a si mesmo e colocar a criatividade em prática, ajudar as pessoas, e não está limitado a uma faixa etária”. Assista:

© 2023 Todos os Direitos Reservados.