Foi incrível!
Realizado entre os dias 3 e 5 de junho de 2025, em Brasília, o Summit Aliança Empreendedora 20 Anos celebrou duas décadas de trajetória da organização reunindo centenas de microempreendedores, organizações, parceiros e representantes do ecossistema em um ambiente marcado por trocas, aprendizados e conexões. E nesta página você pode conferir um pouco de tudo que rolou!
A programação do Summit integrou os dois principais eventos anuais da Aliança Empreendedora: no dia 3 de junho, foi realizado o Encontro Nacional de Microempreendedores; e nos dias 4 e 5, o Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo.
O evento contou com patrocínio ouro de Bank of America, Instituto Assaí, Fundação Arymax, Coca-Cola Brasil, Instituto Lojas Renner, Fundação Grupo Volkswagen e CAIXA. Também teve patrocínio prata de Itaipu Binacional e patrocínio bronze do Mercado Pago. O apoio institucional veio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados e do Sebrae.
Em 2025, a Aliança Empreendedora completa 20 anos impactando e impulsionando microempreendedores de todo o Brasil na realização de seus sonhos. Para celebrar essa trajetória de transformação e apoio, vem aí o SUMMIT ALIANÇA EMPREENDEDORA 20 ANOS, de 03 a 05 de junho, em Brasília, reunindo microempreendedores, organizações, parceiros e representantes do ecossistema empreendedor.
O primeiro dia do Summit reuniu centenas microempreendedores de diversas regiões do país em uma programação voltada à valorização de trajetórias e saberes. Após a cerimônia de abertura, tivemos o painel “Vozes do Empreendedorismo: Histórias que acontecem dentro de 20 anos”. Na sequência, a roda de conversa “Caminhos de empreendedores que inspiram”. Para fechar a manhã, foi a vez do painel “O poder do empreendedorismo: Sabores e saberes de quem empreende”, que destacou a relação entre cultura, ancestralidade e negócios com impacto social.
ASSISTA OS PAINEIS DA MANHA AQUI
OFICINAS, ARENAS DE CONHECIMENTO E STANDS
Pela tarde, Encontro Nacional de Microempreendedorismo ofereceu oficinas temáticas, arenas de conhecimento e um encontro com voluntários. Nas oficinas, foram trabalhados os temas como autocuidado, fotografia de produtos com celular, acesso ao microcrédito e estratégias de vendas. Já as arenas trouxeram debates sobre saúde mental e financeira, gestão para mulheres, moda sustentável e empoderamento feminino, com apoio de Mercado Pago, Instituto Assaí e Instituto Lojas Renner. Os participantes também puderam visitar estandes dos Ministérios parceiros.
VOLUNTARIADO
O Encontro de Voluntários reuniu Embaixadoras, Líderes e mentoras do Guru de Negócios para refletir sobre os próximos cinco anos da frente de voluntariado da Aliança. Durante duas horas, o grupo revisitou os marcos de 2024, compartilhou aprendizados e visões para o futuro. Todo o processo foi documentado por meio de uma facilitação gráfica, que guiará os próximos passos.
Nos dias 4 e 5 de junho, o 7º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo promoveu debates sobre políticas públicas, inclusão produtiva, inovação, empreendedorismo verde e acesso a mercados.
A escuta ativa, a construção coletiva e a articulação entre sociedade civil, poder público e setor privado foram eixos centrais do evento.
A abertura do Fórum contou com representantes do governo federal como os ministros Wellington Dias e Marcio França, a ministra substituta Eutália Barbosa, e o presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, além de e falas de representantes de instituições parceiras.
Assista a manhã do evento aqui:
À tarde, quatro painéis simultâneos reuniram representantes de ministérios e especialistas para debater soluções nas áreas de: empreendedorismo verde, avaliação de impacto, acesso a mercados e tecnologia para empreendedores da base.
Empreendedores e delegação
A Aliança Empreendedora custeou a participação de 62 microempreendedores e organizou uma delegação de 137 pessoas — incluindo representantes de organizações e atores do ecossistema. A iniciativa buscou ampliar a diversidade de vozes presentes nos debates e fortalecer redes de apoio ao empreendedorismo de base.
Reconhecimento e celebração
O Summit Aliança Empreendedora 20 Anos também promoveu um momento especial de homenagem a empreendedores, voluntários e parceiros que marcaram a trajetória da organização.
PODCAST
Durante o evento, foi criado um estúdio de podcast, com 10 entrevistas realizadas com convidados especiais, incluindo microempreendedores e patrocinadores. A produção e operação técnica foram realizadas pela Inova Social, projeto do Instituto Sabin.
Recomendações do ecossistema
O último dia do Fórum foi dedicado à entrega das recomendações construídas ao longo do evento. A mesa “Poder Público” discutiu diretrizes para políticas públicas de inclusão produtiva, seguida do painel “Vozes do Ecossistema”, com relatos de empreendedores, organizações e movimentos sociais. O encerramento marcou a entrega do documento de sistematização das propostas e recomendações, construído coletivamente com todos os participantes.
CERTIFICADO
Você esteve no evento e deseja receber seu certificado? Enviamos o certificado por e-mail para todos os participantes presentes. Caso não tenha localizado em sua caixa de entrada, você pode acessar seu certificado fazendo login no 4.events com o e-mail de cadastro ou, se preferir, enviar um e-mail para nossa equipe: contato@aliancaempreendedora.org.br.
Example text content..
Example text content..
Example text content..
Example text content..
© 2023 Todos os Direitos Reservados.